As Conferências Nacionais são instrumentos formais que o Governo Federal do Brasil utiliza para ouvir a Sociedade, sobre temas e segmentos,com vistas a subsidiar o Planejamento Estratégico de Governo. Estas conferências nacionais são realizadas periodicamente pelo Governo Federal com temas definidos previamente. Assim são realizadasas Conferências Nacionais do Meio Ambiente, de Políticas para as Mulheres, da Saúde e outras que e elegem propostas concretas para serem priorizadas nos Planos Setoriais de Governo.
Agora, por conquista do Fórum da Engenharia Nacional, que em sua primeira reunião, promovida pela ABEA Nacional, no Rio de Janeiro em 02 e 03 de junho de 2025, aprovou a campanha para instituição, pelo Governo Federal, da Primeira Conferência Nacional da Engenharia. O movimento, liderado por mais de cem entidade, teve sucesso e o Governo Federal decidiu realizar, através do Ministério do Empreendedorismo da Microempresae da Empresa dePequenoPorte – MEMP, a 1a Conferência Nacional da Engenharia – CNE. O ritual dessas conferências é formalmente definido e disciplinado através de portarias, regimento e regulamentos. A 1a CNE terá como etapas cinco Conferências Regionais da Engenharia do País, as Conferências Temáticas e as Livres, tendo como tema central “Engenharia Nacional, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Brasileira”
Os Eixos Temáticos das Conferências serão: Transição energética e infraestrutura sustentável; Engenharia, inovação e infraestrutura para o desenvolvimento; Transformação digital, indústria 4.0 e engenharia digitalDefesa, soberania tecnológica e complexos industriais estratégicos; Formação, valorização profissional e educação em engenharia; Cidades, mobilidade, saneamento e mudanças climáticas.
A Etapa Nacional será realizada em Novembro de 2026 e devido às eleições Presidenciais aguada-se publicação oficial.